Pesquisa

Grupos de Pesquisa dos quais Elaine Santos é integrante

Grupo de Estudios en Geopolítica y Bienes Comunes – IEALC/CLACSO

Este grupo aborda el problema de la geopolítica y de los bienes naturales, con especial atención al lugar que ocupan en Sudamérica. Está vinculado al Proyecto PICT 2012-2628 La explotación del litio en la Argentina y al Grupo de Trabajo del Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) Energía y Desarrollo en Latinoamérica, y forma parte de la coordinación de una red de 50 investigadores de toda Latinoamérica abocados a los acuciantes problemas de energía, geopolítica y modo de acumulación.

Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade (RETS) – CES/UC

O Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade (RETS) foi criado por estudantes dos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) tendo em vista a partilha e divulgação da investigação desenvolvida na área do trabalho e da sua relação com outras esferas da vida social. Na sua génese, o RETS deriva da necessidade de um maior debate entre estudantes e investigadores relativos às transformações do mundo do trabalho e do seu impacto na vida dos indivíduos.

Antiimperialismo: perspectivas transnacionales en el sur global – CLACSO (pendente)

El Grupo de Trabajo “Antiimperialismo: perspectivas transnacionales en el sur global” tiene como objetivo ampliar el trabajo investigativo y de intercambio que desde el 2013 vienen haciendo varios investigadores sobre el antimperialismo. Su estudio responde a las necesidades de analizar el abanico de actores sociales que continúan redefiniendo el corpus cultural e identitario que históricamente ha establecido el antiimperialismo como discurso cohesionador, sumando esta vez enfoques y análisis variados, sobre todo con una mirada transnacional sobre procesos históricos coyunturales que marcaron el desarrollo ideológico del Sur global – dígase revoluciones, movimientos sociales, organismos de integración, pensamiento político de algunos líderes, etc.

NEPEECDES

O grupo de Pesquisa e Extensão em Educação, Ciência Descolonial, Epistemologia e Sociedade (NEPEECDES) é comprometido com a produção de uma educação descolonial em sintonia com as transformações sociais, atuamos para desenvolver processos e práticas educativas comprometidos com a justiça social e cognitiva, sendo parte da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Projetos e iniciativas de pesquisa dos quais Elaine Santos é autora, integrante e/ou convidada

O preço da transição energética em zonas economicamente deprimidas, as pistas da exploração do lítio no Brasil e em Portugal

A descarbonização da economia global mediante às mudanças climáticas e o aumento da digitalização têm promovido uma corrida ao acesso de minerais considerados críticos. O suprimento desta cadeia além de restringir o debate da transição energética somente a substituição de suas fontes, também produz pontos prejudiciais e impactos em áreas comumente economicamente desiguais. Na emergência desse debate está o lítio, um recurso de primeira ordem na confirmação da sociedade futura. No Brasil, o lítio, em conjunto com outros minerais, é nomeado como “portador do futuro” e é considerado um mineral estratégico face às necessidades dos países hegemônicos. Em Portugal, a exploração do lítio, deve se iniciar em breve e poderá debilitar populações economicamente deprimidas. Face a isto este projeto pretende investigar a exploração do lítio envolvendo dinâmicas de dois países: Brasil e Portugal, situando este recurso em sua dinâmica extrativa ante a uma perspectiva de transição energética justa. O presente projeto tem como objetivo realizar o levantamento de informação acerca da cadeia do lítio através de uma revisão bibliográfica e de entrevistas em terreno nestes contextos. Como resultados desenvolver-se-á uma plataforma digital que servirá para apresentar os resultados e difundir conteúdos relativos aos impactos deste extrativismo. Tem como Supervisor do projeto a Profa. Dra. Maria da Penha Vasconcellos.

Elaine Santos faz parte do novo leque de articulistas do Jornal da Universidade de São Paulo

Uma das missões do Jornal da USP é ampliar, cada vez mais, a contribuição dos professores e especialistas da Universidade de São Paulo para o debate e a solução dos incontáveis desafios que a sociedade brasileira tem à sua frente, em todas as áreas do conhecimento. Para cumpri-la, foi criada uma nova seção de articulistas fixos que contribuirão, uma vez por mês, com um artigo expondo seu conhecimento e sua vivência em temas de sua especialidade. A nova seção, que apresenta, inicialmente, uma lista de 40 professores da Universidade, dos quais Elaine Santos é uma das especialistas convidadas.

Tropo

Ontologias do Antropoceno em Portugal: movimentos sociais, políticas públicas e tecnologias emergentes.
Partindo da controversa emergência do Antropoceno, uma época geológica proposta para ilustrar as associações entre a ação humana e o ambiente, o projeto irá explorar um conjunto de dispositivos políticos e sociais para responder às alterações climáticas em Portugal, incluindo tecnologias controversas - a Geoengenharia - assim como movimentos sociais e mecanismos políticos focados na promoção de sociedades de baixo carbono.

Observatório do lítio

É uma iniciativa fundada pela investigadora Elaine Santos, em colaboração com Geopolcomunes - Grupo de Estudio en Geopolítica y Bienes Comunes, del Instituto de Estudios de América Latina y el Caribe de la Universidad de Buenos Aires, do qual também é integrante.
O Observatório do lítio (ODL) é constituído por uma rede de investigadores e curiosos dedicados ao estudo do lítio. Tem como finalidade proporcionar informações sobre a exploração do lítio no mundo, com enfoque na América latina e na ligação Brasil-Portugal.

O tabuleiro estratégico do lítio, os casos de Brasil e de Portugal

Este projeto pretende analisar a exploração do lítio envolvendo dois países: Brasil e Portugal. O lítio é um recurso de primeira ordem na confirmação da sociedade futura, neste sentido, esta pesquisa pretende colocar em debate o modo como os governos locais e centrais pensam estes mesmos horizontes. Avaliando também os impactos deste tipo de extrativismo e a circulação desta cadeia de extração. Projeto submetido e avaliado com mérito pela CNPq. Tem como Supervisor do projeto a Profa. Dra. Maria da Penha Vasconcellos.

Projeto Sonho de Menina Conta em Portugal

Uma parceria entre o Centro de Estudos Sociais (CES) – Programa de extensão CES vai à Escola - e a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) Curso em Animação Socioeducativa. Década Internacional de Afrodescendentes (2015 a 2024) declarada pela Organização das Nações Unidas, o projecto Nzinga e o ‘Sonho de Preta Conta’ promovido pela Oxfam Brasil foram as fontes de inspiração para realizar as Oficinas Ser e Sonhar em Portugal: Sonho de Menina Conta em Portugal.